Palheta Sazonal


A maneira como nos vestimos comunica ao mundo muitas coisas a nosso respeito. Estudos comprovam que levamos apenas 30 segundos para fazermos uma leitura visual e tirarmos algumas conclusões sobre alguém. São nesses momentos que, mesmo sem querer, podemos passar ao mundo uma mensagem errada de quem realmente somos. Quem nunca sentiu-se desconfortável ao usar alguma peça de roupa? Muitas vezes nem era o tamanho aquilo que realmente incomodava, mas, era o estilo e também a cor que nada tinham a ver com você.

Diversos detalhes devem ser observados na hora de compormos um visual: a ocasião, nosso biotipo, nosso estilo, e muito importante: as cores que nos favorecem.

Este era o ponto onde eu queria chegar.

Por desconhecimento, grande parte das pessoas não utiliza esse recurso ao seu favor. Por essa razão, é que divulgo aqui, algumas regrinhas básicas para facilitar qualquer escolha.

Vamos começar pela história

Johannes Itten (1888-1967), professor da Bauhaus, pedagogo, artista e estudioso das cores, teorizou que as pessoas deveriam usar cores que valorizassem sua própria coloração. Johannes chegou a esta conclusão quando percebeu que seus alunos usavam em suas telas de pintura tintas semelhantes as tonalidades de seus olhos, pele e cabelo. Com ensejo nessa teoria, anos mais tarde, Suzanne Caygill, uma estilista de São Francisco, na Califórnia, organizou quatro grupos básicos de coloração, aos quais denominou de primavera, verão, outono e inverno. Com isso surgiu a paleta sazonal.

Descobrindo sua paleta sazonal

Para descobrir sua paleta, inicialmente é necessário descobrir se o seu tom de pele é quente ou frio. Para esta analise, basta observar, sob luz natural, qual é a coloração de suas veias e o tom de sua pele na parte interna de seu antebraço. Peles rosadas e veias azuladas indicam pele fria. Peles amareladas e veias esverdeadas indicam pele quente.

O que define a coloração da pele é a quantidade de hemoglobina, melanina e carotina presente no organismo. Geralmente, quem possui mais hemoglobinas terá pele “fria”, por tratar-se de uma pele mais rosada. Quem possui mais carotina e melanina pode apresentar o tipo de pele “quente”.

Tipos de paleta, cores indicadas e não recomendadas

paleta inverno é fria. Pessoas inverno têm pele pálida (cor de porcelana), amarelo-oliva ou morena. O tipo inverno é geralmente composto por morenas(os) com olhos escuros. Asiáticos e afro-americanos se enquadram nesta categoria, assim como loiras de pele clara e morenas claras.

Cores puras, austeras e nítidas são as melhores opções: preto, azul marinho, vermelho rosado e rosa quente. Se a intenção é usar cores mais claras, as melhores opções são os tons pastéis frios, como branco, gelo, azuis e rosas.

Evite tons de terra e neutros como bege, laranja e dourado, pois deixarão sua aparência abatida.

Anne Hathaway

Keanu Reeves

paleta primavera é quente. Pessoas primavera possuem sutis tons de ouro em sua tez. Geralmente tem pele branca, pêssego ou levemente marfim. Esse tipo se caracteriza por loiras(os) douradas(os) naturais, ruivas(os)-acastanhados ou castanhos claros. Primaveras podem ter olhos azuis claros e verdes bem definidos. Bochechas rosadas e sardas também são características deste grupo.

Para quem for primavera, estão liberadas cores pálidas e suaves. Tons de pêssego, camelo, amarelo dourado, marrom dourado e turquesa cairão muito bem, assim como também marfim, verde brilhante, vermelhos vivos, coral e azul claro. Sempre em tons médios.

Evite cores escuras e a combinação preto e branco pois parecerão agressivas em você.

Bryce Dallas Howard

Lance Armstrong

paleta verão é fria. Pessoas verão, assim como algumas inverno, têm pele rosada e pálida. Ocorrem entre loiras(os) naturais de cabelos acinzentados e em morenas(os) claras de olhos claros. O contraste entre cabelos, pele e olhos das pessoas dessa paleta é baixo.

As melhores escolhas em termos de cor, são os tons neutros e pastéis empoeirados: azul, rosa, malva (lilás), lavanda, ameixa e amarelo pálidos. Atente para que essas cores sejam acinzentadas.

Evite cores vivas e matizes intensos pois estes conferir-lhe-ão um aspecto soturno. Também lembre-se de passar longe do preto e do laranja.

Reese Witherspoon

Paul Bettany

paleta outono é quente. Pessoas outono possuem tons dourados em sua pele, como pêssego pálido, bege ou marrom dourado. Ruivas(os) e morenas(os) com olhos castanhos dourados se enquadram nesse tipo. Entretanto, pessoas de cabelo preto ou loiro-dourado também podem ser outono.

Dourados ricos, cores picantes e terrosas irão ressaltar sua tez. Observe as folhas no outono e as cores das especiarias. Tanto cores suaves como cores ricas e quentes lhe caem bem: camelo, bege, verde-oliva, laranja, dourado, marrom escuro e tons de cinza quente.

O outono deve ficar longe de cores brilhantes e da combinação preto e branco, pois deixarão sua aparência apagada. Deve evitar tons pastel claros e os tons de azul porque o deixarão abatido.

Julia Roberts

Jason Statham

Considerações

Caso ainda reste alguma dúvida quanto ao seu tipo de paleta, em linhas gerais, considere isso: tipos inverno e verão têm pele fria, porém os “inverno” têm cabelos mais escuros, enquanto os “verão” possuem cabelos mais claros.

Os tipos outono e primavera possuem pele quente, mas os “outono” tendem a ter olhos mais escuros e/ou castanhos, enquanto os “primavera” geralmente tem olhos azuis ou verdes.

Quando pegam sol, pessoas que se bronzeiam facilmente, são geralmente “pele quente”. Pessoas que ficam vermelhas podem ser “pele fria”.

A cor certa favorecerá sua beleza, iluminará sua aparência e lhe deixará com aspecto saudável.

A cor errada para o seu tipo irá deixar-lhe com aspecto abatido, envelhecido e até mesmo apagado.

Cores erradas para o seu tipo podem conferir-lhe uma coloração acinzentada, amarelada e até mesmo esverdeada.

Caso descubra que a sua cor favorita está entre aquelas que não são boas para sua paleta sazonal e tenha inúmeras peças de roupa nessa cor, não se desespere! Não precisa abrir mão desses itens agora. Uma boa solução é combinar essas peças com outras peças nas cores que te favorecem. Caso essa peça de roupa seja uma blusa, vale amenizar o efeito com o uso de um casaco, cachecol ou echarpe numa cor que te favoreça por cima dessa mesma. Caso goste muitíssimo dessa cor e deseje compra-lá em uma peça nova, opte por escolher acessórios, como bolsas e sapatos.

Todas as cores possuem luminosidades (tons mais claros ou mais escuros) e graus de pureza (mais ou menos cores misturadas) diferentes. Para descobrir qual tom lhe cai melhor, pegue amostras destas cores e vá em frente a um espelho que fique próximo da iluminação natural do sol. Coloque as amostras parecidas lado a lado, como por exemplo: amarelo mais claro no ombro direito e amarelo mais escuro no ombro esquerdo. Feito isso, observe com visão analítica qual delas o(a) faz parecer mais bonito(a)… Aí está a sua resposta!

P.S.: Esse artigo trata dessa questão com uma visão generalizada. Para obter resultados mais precisos, faz-se necessária a contratação de um personal stylist. Esse profissional irá, através de testes, indicar qual é o seu tipo sazonal correto, e, além disso, entregar-lhe-á uma cartela impressa com todas as suas cores para auxiliá-lo na hora das compras. Esse serviço pode ser contratado de maneira avulsa ou pode ainda fazer parte de um pacote completo de serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.