Homem Casual Elegante 2


Por diversas vezes, escutei de alguns homens, que eles próprios gostariam de vestir-se de forma mais alinhada que o usual, mas que tinham dúvidas sobre como fazer isso. Talvez, por esse motivo, acabem sempre por render-se ao “feijão com arroz”…

Por essa razão, selecionei imagens que coletei em blogs de moda como o Face Hunter, Jak and Jil e The Sartorialist para ilustrar dicas de vestir úteis ao público masculino que acompanha o meu blog.

Essas dicas valem para ambientes mais informais de trabalho. Aqueles que seguem um dress code* formal, devem conferir dicas úteis sobre ternos e afins através do link que disponibilizei no fim da página.

Não é novidade que na Europa, em geral, os homens estão sempre atentos a moda e a estética do vestir. Assim como as mulheres desse continente, muitos têm acesso a marcas consagradas e de excelente qualidade. Não raramente são formadores de opinião e isso faz com que sejam um ótimo exemplo a ser observado e, quem sabe, seguido.

O terno com fechamento de 2 botões ocupa um espaço de destaque há várias estações. Democrático, veste bem tanto homens altos quanto homens mais baixos.

O homem da foto acima, quebrou a composição do terno ao vestir o casaco com uma calça que não fazia parte do conjunto. Ponto para ele. A calça mais clara deixou sua aparência despojada e criou uma variação harmoniosa na composição, porque, a calça, levemente mais clara que o casaco, não quebrou sua silhueta ao meio (algo perigosíssimo para quem tem estatura baixa e permitido para quem tem estatura acima de 1,85 m).

Outro ponto a ser observado, são as calças na altura do tornozelo. Há tempos o povo lá de cima as usa dessa maneira.

Sinceramente, acho bastante ousado e original. Sei que em terras tupiniquins provavelmente não vingará, mesmo assim, arrisco dizer aos homens altos que usem dessa artimanha para criar uma imagem mais baixa quando intencionada.

Faça assim: para não parecer que faltou tecido na sua calça (esse é o outro lado da moeda que pode fazer com que você, amigo, fique feio na foto), peça para um alfaiate fazer uma bainha italiana em suas calças sociais. Capisci? Não? Então espie a foto abaixo:

Essa é a bainha italiana. Os homens, em geral, resistem em usar calças mais curtas, e não é só isso, resistem também aos abotinados. Mas, observe bem: o abotinado está para as calças curtas assim como o terno está para a gravata. O calçado abotinado é ocorrência comum entre os homens de estilo elegante no hemisfério norte. Sabe por quê? Porque o abotinado, além de sofisticado, não deixa suas meias serem vistas por ninguém. É ou não uma preocupação a menos? Pense nisso com carinho, até porque você ainda não se acostumou a idéia de mostrar suas meias por aí. Não é mesmo?

As bainhas mais curtas estão mesmo contudo no hemisfério norte (por isso, repito). A esquerda, temos uma bainha simples. Sabe o que a foto ao lado tem em comum com a foto acima? Escolhas em comum: a cor das calças é a mesma das meias que é a mesma dos calçados. Chamamos isso de monocromatizar o look, ou seja, torná-lo de uma cor só. Esse recurso é infalível para alongar a silhueta dos homens mais baixos. Portanto, aposte sempre nas mesmas cores da cintura para baixo. Desde que não seja tudo em azul marinho ou branco, ok?

Ternos e blazers em azul marinho haviam perdido o seu posto para as variantes de cinza e preto nos últimos anos. Mas, eis que retornam triunfantes ao seu posto para circular nos mais diversos ambientes do globo.

A gama dos azuis é vasta e há sempre um tom ideal para você. Distinto, o azul marinho permite muitas combinações, mas, a mais vista nos últimos tempos é terno/blazer azul + camisa em azul delavé (azul bem clarinho).

O tom delavé pode ser encontrado tanto em camisas jeans, quanto em camisas de algodão mais sofisticadas para o uso com ternos.

A combinação abaixo inclui: calças jeans de lavagem tradicional + camisa delavé + terno em azul midnight + gravata em tom marrom (o marrom é um excelente substituto para o preto, além de conferir um ar mais contemporâneo a qualquer produção). Use quando quiser impressionar e demonstrar afinidade com a moda sem a menor afetação.

Ao lado, o típico estilo italiano: gravata estreita listrada (ótimo apelo esportivo) combinada com blazer azul médio + camisa delavé + calça esportiva de sarja em tom khaki.

O cinto de tressé voltou as rodas da moda e, mais atual que nunca, faz a linha casual pero elegante sem esforço.

Esse é um visual agradável e prático para dias quentes: esquentou, tire o paletó e carregue-o nos ombros.

O terno acima tem modelagem casual. Suas lapelas mais largas e seu fechamento de um único botão permite que seja usado até mesmo com uma camisa de estampa discreta. A camisa da foto possui um xadrez muito suave.

Repare que as lapelas da camisa e do casaco possuem a mesma anatomia. Esse é um detalhe importante a ser observado quando há dúvida se determinada camisa é a ideal a ser usada com determinado terno.

A camisa jeans pode ser a escolha ideal na hora de deixar um visual mais despojado e também confortável. É uma ótima substituta para a camisa social de algodão, quando usada com calças não tão sociais.

Uma maneira de otimizar o seu uso e de quebra demonstrar bom gosto e iniciativa, é combiná-la com ternos ou blazers de tecido natural, como o linho. O visual final será o de um homem elegante, antenado e refinadamente despreocupado.

Acima, traje listrado em lã fria e traje de linho, respectivamente. É possível encontrar o linho em diversos tingimentos, desde os mais claros até os mais escuros. Esses trajes em tons claros são excelentes para qualquer compromisso em dias de altas temperaturas, pois são arejados na medida certa. Quando o evento for noturno, aconselho vestir calças mais escuras.

*Dress Code significa código de vestir. Refere-se a regras específicas para cada situação. Exemplo: dress code para casamentos, dress code para empresas de advocacia, etc.

Considerações gerais:

Este post é direcionado a homens que desejam aprender maneiras simples, descomplicadas e atualizadas de vestir sem perder tempo com o ritual em si.

Na hora de se vestir, leve em conta sua profissão, idade, anatomia e intenção. Nada é mais desconfortável do que sentir-se outra pessoa com alguma roupa.

Há cores que simplesmente não são boas para você. Para saber quais são as melhores, consulte o post Paleta Sazonal aqui.

Quanto mais natural for o tecido da sua roupa, mais confortável será usá-la o dia inteiro. Fibras naturais têm um aspecto mais bonito e menos brilhante. Consulte sempre as etiquetas das roupas na hora das compras. Por lei estas devem sempre dizer a verdade sobre a roupa. Confie!

Ternos de lã fria custam um pouco mais, porém, são um excelente investimento: um modelo pode durar mais de uma década sem deteriorar. Mas, o principal, ainda, é que como são térmicos podem ser usados tanto no inverno quanto no verão.

Quando usar calças jeans, nada de combinar a cor da meia com a cor das calças. Use meias na mesma cor do sapato. Se esse for marrom, use meias marrons, se esse for preto, use meias pretas. A meia pode ser da mesma cor das calças quando a calça é de cor semelhante a do calçado.

Gravatas estreitas são o que há de mais moderno em termos de adereços masculinos. Apenas atente que homens muito altos ou muito acima do peso devem evitá-las pois realçam mais ainda estas características. Se for seu caso, opte por larguras medianas.

A ponta da gravata deve sempre tocar o topo do seu cinto. E lembre-se: jamais as guarde com o nó feito. Enrole-as e guarde-as em gavetas específicas.

Homens baixos porém magros também podem usar calças curtas, mas, devem lembrar-se de fazer uma combinação monocromática da cintura para baixo.

Como esse assunto é complexo e existem muitas regras que podem gerar muitas dúvidas, busquei na internet o link de um blog que explora todas essas questões. Esse post fala especificamente de tipos de corte, lapelas, montagem de looks para ternos, camisas e afins de uma maneira muito prática e exemplificada.

Confira por lá: http://homensmodernos.wordpress.com/2007/08/13/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-ternos

E lembre-se sempre: somente o espelho poderá dizer-lhe o que realmente lhe cai bem.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 pensamentos em “Homem Casual Elegante