Dress Code Festivo


O Dress Code foi criado para a facilitar a vida das pessoas porque as informa as regras de vestir e “uniformiza” quem convive em diversos meios sociais. Porém, há quem se arrepie de medo perante a menção de expressões como: traje esporte; traje passeio, esporte fino ou tenue de ville; passeio completo ou social; traje black-tie, tenue de soirée ou rigor.

Muitos convites impressos indicam aos convidados como estes devem comparecer a festa. Quando o convite não indica a vestimenta correta ou é feito verbalmente, cabe ao convidado perguntar ao anfitrião qual o traje específico para a ocasião.

Abaixo, sintetizarei essas informações tanto para o público masculino, quanto para o feminino.

Traje Esporte

É o mais informal de todos. Não deve ser confundido com roupas para a prática de esportes.

Mulheres: podem comparecer com calças lisas ou estampadas de corte mais elaborado; camisetas, camisetes ou camisas lisas ou estampadas. Se a temperatura for mais quente, vestidos de alças, desde que sejam alinhados. No inverno, pode-se usar saias ou calças com suéters e tecidos como o veludo, camurça ou lã.

Evite tecidos lustros e muito brilho.

Os sapatos ou sandálias podem ser flats (rasteiros) ou de saltos médios e mais grossos. O tamanho da bolsa varia de acordo com a hora do dia: eventos diurnos = bolsas grandes estilo saco ou shopping bag, eventos noturnos = bolsas menores estilo box. Se o evento for diurno e ao ar livre, o chapéu é permitido. A largura da aba vai depender do efeito que deseja dar ao visual.

A maquiagem deve ser leve e os outros acessórios, idem.

Homens: podem usar calças jeans ou de sarja em todos os tons, incluse, calças cor cáqui (as melhores) combinadas a camisas xadrez, lisas e camisas pólo. Não precisa usar paletó e gravata. Se estiver frio, use blazer (primo irmão mais esportivo do paletó).

Os calçados podem ser de amarrar e em cores e materiais mais esportivos, como mocassins e slippers em marrom e camelo. O relógio pode ter pulseira de couro.

Tipo de evento: exposições, almoços, batizados.

Traje Passeio, Esporte Fino ou Tenue de Ville

Traje um pouco mais formal. O nome tenue de ville significa traje para a cidade.

Mulheres: roupas mais sofisticadas que o traje esporte. Em eventos até as 18 horas, use tailleur de calça ou saia, calças pantalonas ou retas de tecido como linho e algodão. Túnicas e blusas de tecido como seda e algodão são as ideais a ser combinadas com blazers e cardigans.

As bolsas podem ser grandes e os acessórios esportivos, porém elegantes. Se o programa for noturno, use roupas mais escuras e saltos mais altos. Vestidos ajustados (não agarrados) em tecidos mais secos e com cortes sofisticados. Escolha bolsas menores.

A maquiagem não deve ser excessivamente pesada e nem deve haver muito brilho no geral.

Homens: até as 18 horas podem usar calças esportivas (descritas acima). O uso da gravata é aconselhável, mesmo durante o dia. Combine-a com sua calça informal e blazer. Se usar terno, este com certeza deve ser acompanhado da gravata. O terno pode ser claro ou escuro durante o dia. À noite, prefira ternos escuros como o cinza, preto ou azul marinho. São elegantes e fáceis de combinar.

Os sapatos podem ser mocassins sociais ou sapatos de amarrar com bicos mais afinados.

Tipo de evento: vernissages, almoços, conferências, teatro.

Traje Passeio Completo ou Social

Aqui a formalidade é completa e os detalhes fazem toda a diferença.

Mulheres: os tecidos são mais sofisticados, como seda, crepe, tafetá e mousseline. São permitidos tailleurs, vestidos e conjuntos com decotes, fendas discretas e alguns brilhos. Para aplacar o frio, uma boa saída são cardigans finos com fios delicados e brilhosos. Spencers mais elaborados e os conhecidos xale e echarpe de tecidos nobres são dicas que valem também para a noite.

Os sapatos e sandálias devem ser de salto alto e podem ser mais decotados. Meias finas deixam o visual mais elegante. As carteiras de mão e as clutches são acompanhantes ideais.

As joias podem dar as caras por aqui e também as bijouterias bem elaboradas e sofisticadas. Misture com moderação.

Os cabelos devem estar arrumados e condizentes com a maquiagem que será mais sofisticada e completa.

O uso de casacos e estolas de pele é permitido por via de etiqueta. Mas, pense bem: lhe agrada de verdade a idéia de andar com um bicho morto sobre seus ombros e corpo? Además, vivemos numa época de conscientização ecológica e andar com peles por aí, pode repercutir muito mal a sua reputação, pois muitos desses animais são caçados e mortos com requintes de crueldade insanas.

Homens: devem usar ternos escuros e bem cortados com camisa social e gravata.

O sapato deve ser preto e usado em combinação com cinto da mesma cor, ambos devem ser sociais. O relógio é um acessório importante e deve ser de metal.

Tipo de evento: jantares, coquetéis, óperas, grandes comemorações.

Traje Black-Tie, Tenue de Soirée ou Rigor

O convite promete uma noite de pompa e circunstância, de gala e requinte.

Mulheres: os vestidos devem ser longos ou curtos sofisticados, em modelagens mais elaboradas e estruturadas com decotes profundos e transparências. Os tecidos são nobres, como: brocados, metalizados, tafetás de seda, shantung e georgettes. Tudo com uma certa leveza.

Os saltos são altos e finos, usados com meias finíssimas. As carteiras de mão e clutches são ainda mais sofisticadas, podem vir em materiais como metais e pedras coloridas.

Para cobrir os ombros: echarpes ou estolas com tecidos semelhantes ao do vestido, mantôs que cubram o corpo inteiro, spencers bordados em tecido nobre. A pele também é válida, mas reflita sobre o argumento acima, mais uma vez…

Para deixar o look mais interessante, combine peças diferentes, mas que tenham tons semelhantes, ou então, itens diferentes mas com o mesmo estilo. Nada pode ser mais desinteressante que um look “casadinho”. Ouse nos acessórios. Uma sandália poderosa pode ser arrebatadora.

Misture as joias com parcimônia e elabore de vez os cabelos, que podem ser presos em penteados da moda ou ainda receber enfeites de festa. A maquiagem deve ser mais visível e ousada.

Homens: obrigatório uso de smoking. Deve ser o mais tradicional possível com camisa branca de pregas, gravata-borboleta e faixa preta. Se quiser ousar um pouco, camisa preta ou gravata colorida. Quando a festa é ao ar livre, pode-se usar o summer (smoking com paletó branco).

Os sapatos são de verniz e de amarrar sem muitos detalhes.

Eventos: casamentos à noite, bailes em clubes sociais, premiações. Quando houver indicação no convite.

Precisando de auxílio?!

Dica para homens e mulheres:

Um personal stylist conhece todas as regras de vestir e pode auxiliar qualquer pessoa em uma ocasião que se faz necessário estar bem vestido.

Esses profissionais podem oferecer acessoria para o seu guardarroupas inteiro ou, então, oferecer soluções para algumas ocasiões baseado no seu estilo e necessidades.

O pacote de serviços, nesse caso, é cobrado por hora ou é negociado um pacote fechado entre ambas as partes.

Pode ser a solução definitiva para aqueles que não possuem tempo ou que desconheçam as melhores opções para si.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.