Ontem, no post ‘como compor um guarda-roupa masculino inteligente e elegante’ (aqui), eu falei sobre as 8 peças fundamentais que todo o homem deve ter.
Pois bem, hoje é a vez de falar dos modelos de sapato fundamentais para o homem adquirir.
Os pares sobre os quais irei escrever hoje, são itens must have para um look masculino matador, e não importa quantos tantos outros modelos você tenha em seu acervo, porque, caso você não tenha estes, eu sugiro que comece a busca por seus próprios exemplares tão logo termine de ler este texto.
Os pares desta seleção são curingas que combinam perfeitamente com as 8 peças citadas no post de ontem (link acima). Cada um deles – dentro do estilo ao qual são compatíveis – são ótimos multiplicadores de opções.
Talvez, para a surpresa de vocês, eu revelo agora que são apenas 3 modelos. 😮
O oxford: provavelmente surgido na Irlanda, mas popularizado pelos estudantes da Universidade de Oxford, na Inglaterra, estes sapatos elegantes e atemporais – existem há pelo menos 300 anos e continuam atuais – são os mais formais do trio. São perfeitos para serem usados com ternos e costumes, calças de alfaiataria e camisas sociais, jeans denin e black jeans e suéters sofisticados (como os de lã cashmere).
O abotinado masculino: este é o modelo chukka. Apresenta cano médio, justo no tornozelo e amarração simples. Originalmente criado para ser usado em jogos de pólo, agora têm versões mais sofisticadas em couro. É ideal para ser usado com blue e black jeans, calças chino, calças de veludo, blusões tanto de gramatura mais grossa quanto mais fina, camisas esportivas, jaquetas esportivas e blazers mais alinhados. Há quem use este abotinado com terno… e fica excelente! Confere o resultado nesta outra postagem do site.
O sneaker: o nome significa tênis, em inglês. Mas o mesmo termo que lá é usado para definir quaisquer tênis esportivos, por aqui é usado para definir este tipo específico de tênis, de modelagem urbana e compatível com um visual mais street e menos pista de corrida. Os sneakers são versáteis, e esta qualidade parece ser melhor aplicada quando nos extremos. Por exemplo, pode ser usado com calças chino, calças jeans, camisetas básicas, camisas pólo, suéters, moletons, agasalhos esportivos com visual militar e… ternos! Isso mesmo, ternos.
Separei uma imagem para constatação:
Pode parecer incoerente, mas o sneaker tem aquela qualidade transgressora que o um visual mais certinho precisa em certos momentos. Porém, aqui vale sempre observar a ocasião de uso. 😉
Agora você sabe quais são as 8 peças fundamentais para um guarda-roupa perfeito, e também sabe quais calçados todo homem deve ter e também como combinar todos estes itens. Então, é hora de memorizar o mantra “o cuidado com a aparência transparece segurança, eleva a autoestima e confere identidade, ingredientes fundamentais para qualquer pessoa encarar suas batalhas com determinação.” e colocar tudo em prática. 😀
Muito bom. Sapato versátil é importante, facilita nossa vida.