Como usar abotinado masculino 2


Não falarei sobre coturnos, mas sobre abotinados estilosos desenvolvidos para nossos queridos amigos, pais, irmãos, namorados e maridos.

O modelo não é novidade, porém, com a democratização das informações de moda e o aumento do contingente de fábricas de calçados masculinos, tem aumentado também a oferta desse tipo de modelo.

Como embaixatriz autodeclarada do modelo é que crio esse post, visando convencer meus leitores a usarem esse calçado, o qual possui grandes chances de vir a ser um clássico do guarda-roupa masculino.

Há modelagens para todos os gostos:

Casual: o modelo Alfred Sargent é um misto de abotinado de amarrar e brogue, podendo ser usado com calças jeans em todos os tons, de veludo, chino (sarja colorida) e alfaiataria.

 

Meio termo: O abotinado chukka de nobuk manchado com bico escurecido pode ser encontrado na loja Sergio’s. Fica ótimo quando combinado a calças jeans de lavagem escura com corte reto e a calças de alfaiataria confeccionadas com tecidos como lã fria e veludo.

 

Social: O abotinado chukka da marca Crawford não possui recortes e é confeccionado em couro liso com solado também de couro. Ideal para ser usado com ternos de abotoamento simples e tecidos sofisticados.

 

Modelo chelsea da marca Yves Saint Laurent: a melhor opção quando se trata de calças ajustadas e ternos de corte slim fit (mais justos).

O calçado é excelente opção para homens que, no momento de se vestir, buscam, acima de tudo, a praticidade. 

As imagens e explicações abaixo talvez inspirem aqueles que ainda têm alguma dúvida quanto a usá-lo ou não.

O personagem e agente secreto James Bond, famoso por usar ternos bem cortados da famosa casa de alfaiataria inglesa Saville Row, calça abotinados.

Fotografia dos bastidores de Operação Skyfall (filme imperdível!).

 

Cena de perseguição rodada em Istambul.

Quer melhor exemplo que esse? James Bond sabe o que é bom! 🙂

O ator Daniel Craig também faz bonito quando está em sua própria pele, ao combinar abotinado estilo bogue cor camelo com jeans escura e cardigan cinza. 

O abotinado pode ser um alento para aqueles que nunca sabem como combinar a cor das meias com a dos sapatos, porque seu cano esconde até o tornozelo e não as expõe  nem mesmo ao sentar.

Mas, mesmo assim, explicarei aqui como combinar a cor das meias com a cor dos sapatos, afinal de contas é importante, e foi para isso que criei esse blog.

Anote aí!

Nunca, jamais, sob hipótese alguma, use meias brancas esportivas com sapatos e abotinados de couro. Reitero: não importa a cor do calçado, jamais! Essas meias devem restringir-se aos tênis.

Ao usar calças jeans – independentemente da cor e tonalidade -, a cor das meias deve acompanhar a dos sapatos e não a da calça. Sapatos marrons = meias marrons. Sapatos pretos = meias pretas.

A mesma lógica de combinação descrita acima deve ser observada ao uso de calças de tecidos como o veludo, a lã fria, a sarja e outros.

No caso de calças beges e sapatos marrons, pode-se tentar usar meias em um tom intermediário.

Regras para combinar a cor dos ternos, meias e sapatos:

 

Terno bege:

Sapatos marrons = meias marrons

Sapatos camelo (marrom-claros) = meias marrom-claras

Sapatos pretos = meias pretas

 

Terno preto:

Sapatos pretos = meias pretas

 

Terno azul-marinho:

Sapatos marrons = meias azul-marinho

Sapatos pretos = meias pretas

 

Terno cinza:

Sapatos marrons = meias cinza ou marrons

Sapatos pretos = meias pretas ou azul-marinho

 

Muitos homens não gostam de usar meias sintéticas, ideais para ternos e sapatos sociais. Nesse caso, indico, por serem mais confortáveis, aquelas confeccionadas em modal ou algodão de gramatura fina. O único porém é que podem desbotar com o tempo; quando isso acontecer, deverão ser aposentadas, dando lugar a novo par. 

Que tal?

Imagens: reprodução.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 pensamentos em “Como usar abotinado masculino

  • Marcelo e Giovana

    Excelente post Ale. Já éramos fãs incondicionais dos abotinados. Agora então com todas as dicas….
    Ótimo. Essas regrinhas deveriam servir de guia para muitas pessoas!!!
    Parabéns!!!

    • Alessandra Autor do post

      Valeu, Marcelo e Giovana! Fico muito contente que vocês tenham gostado.
      O abotinado é mais simples de usar que o sapato, e espero que com o tempo mais homens passem a usá-lo, pois é um calçado cheio de estilo!
      Beijos!