Musa de Estilo 2


A roqueira Patti Smith, conhecida como poetisa do punk, começou a ganhar fama na época do lançamento de seu álbum de estréia, Horses em 1975. De lá pra cá, lançou mais nove álbuns de estúdio, engatou várias parcerias, envolveu-se com política e lançou livros com seus escritos. É dela a frase que diz: “Jesus morreu pelos pecados de alguém mas não pelos meus.”

Patti diz que, ao contrário do que se pensa dela, é muito chegada à moda. Quando jovem, colecionava revistas Vogue que outras pessoas descartavam. Sua família possuía poucos recursos e chegou a largar os estudos aos 16 anos para trabalhar em uma fábrica próxima a sua casa.

Em uma ocasião, declarou que só usa roupas vintage ou criações da estilista belga Ann Demeulemeester. As duas ficaram amigas há algum tempo. Demeulemeester seguidamente inspira-se em Smith ao criar suas peças, tanto para as coleções femininas, quanto para as masculinas.

Patti Smith tem estilo muito peculiar de ser. Sua estética é natural, magra, sem arroubos de vaidade, com longos cabelos desgrenhados e cara lavada. Seu estilo tomboy (menina com características masculinas no vestir e portar-se, sem conotação sexual), se apodera de diversos itens do guarda-roupas masculino como: calças boyfriend, camisas oversized, casacos de marinheiro, blazers de corte reto, chapéus masculinos e coturnos.

O estilo tomboy agrada-me desde sempre. Por esse motivo, fiz esta seleção de fotos da Patti Smith para o post de hoje. Espero que alguns elementos possam inspirar as composições de vocês na totalidade ou em itens individuais.

Patti Smith combina blazer de corte reto com camiseta básica. A camiseta é um item unissex desde a sua concepção. Democrática, veste bem qualquer tipo de corpo, desde que o tamanho esteja de acordo com o seu biotipo e sua intenção. Tamanhos pequenos deixam a silhueta mais feminina e são excelentes para equilibrar calças boyfriend. Modelos oversized são ótimos para usar por cima de calças mais skinny. As mangas curtas podem ser dobradas ou enroladas. Se parecer masculino em demasia, pode-se afivelar um cinto mais largo por cima para arrematar. Mas nada de deixá-lo muito arrumadinho…

 

 

 

 

Aqui nesta fotografia antiga, Patti compõe look com blazer de corte masculino (sua marca registrada) com leggings cirré + camisa masculina abotoada até o colarinho. As leggings cirré têm aspecto de couro envernizado ou de tecido molhado. São perfeitas para uma composição mais rock glam. Quando usadas com alfaiataria na parte de cima, como na foto, criam um efeito controverso de sensualidade abruptamente disfarçada.

 

 

 

 

 

 

Quando a intenção é masculinizar totalmente a aparência (isso é para poucas), entram em cena calças de corte reto não muito ajustadas ao corpo, camisa branca básica de corte reto, blazer masculino, gravatinha Slim Jim (usada pelos Teddy Boys e Teddy Girls) e coturnos. Tudo organizado de maneira displicente.

 

 

 

 

 

 

Se desejamos o efeito contrário, para amenizar o “tom” masculino, substituímos um ou mais itens por peças mais femininas.

Este blazer é construído em corte masculino. Porém, seu revestimento de paetês transforma-o automaticamente em uma peça feminina. A sutileza apresenta-se quando substituímos a calça reta por uma de corte skinny e os coturnos por ankle boots de salto alto. A camisa, por sua vez, pode ser substituída por uma de corte acinturado ou mantida a de modelagem ampla – para não alterar tanto a essência tomboy da roupa.

 

 

 

 

Patti vestindo Ann Demeulemeester. O casaco com modelagem mais fluida e o caimento do veludo, somado à sua textura delicada, deixaram a cantora mais feminina. Este foi um ótimo recurso para quebrar a sisudez do traje de alfaiataria preto.

Nesta fotografia (única que consegui com esta jaqueta), embora não conseguimos visualizar por completo, Patti está usando uma jaqueta Harrington. Esse modelo bem masculino é semelhante às jaquetas de times de baseball. Lembram-se delas? Porém esta é em couro.

 

 

 

 

 

 

Aqui, caminhando na passarela com a amiga e estilista Ann Demeulemeester. Foi após o desfile da coleção de outono/inverno 2006 da marca homônima de Ann. Patti foi homenageada sendo a inspiração de criação. O estilo das duas é bastante semelhante.

P.S.: adoro as roupas, calçados e acessórios da Ann Demeulemeester. O estilo é fora de série!

A amizade de ambas é tão conhecida que a fotógrafa Annie Leibovitz clicou as duas em foto temática algum tempo atrás.

 

Dicas interessantes:

O estilo boyfriend que a moda propaga há algum tempo, nada mais é do que o estilo tomboy.

Seja o seu estilo mais casual, com o uso de muito jeans; mais social, com o uso da alfaiataria; mix dos dois ou até mesmo se deseja experimentar algo novo, não tema!

Vista à sua escolha e vá em frente ao espelho. Olhe com minúcia, analise, pense… seu senso crítico somente desenvolver-se-á com o treino e o tempo. O velho clichê de que o espelho é o seu melhor aliado ainda é verdade.

Lembre-se que, às vezes, leva algum tempo para acostumarmos com algo novo. Entretanto, se nunca tentarmos, jamais conseguiremos incorporá-lo quando a situação assim o pedir. Seja qual for o estilo que lhe apraz.

Errar faz parte do aprendizado e na moda funciona assim também. Quanto mais tentarmos, errarmos e corrigirmos, maiores são as chances de acertar o passo conforme a “música” flui.

Pense nisso…

Ouça o trabalho de Patti Smith mais conhecido do público, a música “Because The Night”.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 pensamentos em “Musa de Estilo

  • ray ban wayfarer sale

    Attractive section of content. I simply stumbled upon your blog and in accession
    capital to say that I get in fact loved account your weblog posts.
    Anyway I’ll be subscribing to your feeds or even I success you access persistently fast.

    • Alessandra Autor do post

      Dear reader!
      Thanks for the compliments. I stopped feeding the blog because I am involved in another project that takes me a long time. Once everything is arranged, I will communicate here on the blog the virtual address of my new venture.
      I look forward to your visit.
      Regards,
      Alessandra