Enquanto isso, na Itália…


Os homens italianos têm fama de serem belíssimos e sedutores. Acredito que parte dessa fama venha do fato de saberem sintetizar moda e estilo como ninguém.

O que poucas pessoas sabem (exceto aquelas que deram um pulo na Itália), é que os italianos podem ser um bom exemplo a ser seguido na hora de compor um visual elegante e atualizado.

A capital da moda italiana, Milão, tem diariamente em suas ruas um desfile natural de estilo, resultado de uma combinação que permeia o cotidiano dessa cidade cosmopolita: tradição, qualidade de suas marcas, espontaneidade e inovação.

O fotógrafo Scott Schuman, criador do blog de moda The Sartorialist, sabe muito bem disso e fotografa inúmeros homens em suas andanças por Milão.

As fotografias que vocês irão conferir a seguir foram todas retiradas do blog de Schuman.

P.S.: alguns não parecem italianos, mas se deixam contagiar pela aura de moda do lugar e exibem estilos ora impecáveis, ora ousados.

Confira (legendas logo abaixo):

O toque casual do blazer fica por conta dos pespontos nas bordas. Excelente combinação de cinza e índigo.

A malha felpuda ganha um ar navy quando listras brancas são adicionadas em um fundo azul.

A túnica com bordados étnicos combinada com a calça de sarja escura ganha um ar neutro para ir as ruas.

Idade avançada não é empecilho para combinações elegantes e joviais. O senhor acima acertou ao combinar terno marinho de abotoamento transpassado com camisa em xadrez vichy e gravata verde menta.

Os mais corajosos ousados vestem ternos inteiramente estampados com inspiração em pijamas (esse é Prada).

Para se destacar: camisa branca + bermuda preta leve combinados com um blazer de caimento desabado em azul cobalto com textura atoalhada.

A clássica camisa branca equilibra a combinação de calça + tênis estampados.

Macacão bordô estilo atendente de posto de gasolina combinado com loafers (nome desse tipo de calçado): não é para qualquer um, mas ficou uma graça nesse garoto.

Um foulard acrescenta charme a qualquer produção mais básica.

Casaco de marinheiro + malha de gola rulê + calça com barras dobradas + sapatos sociais sem meia quebram a sisudez do preto total.

Mistura esportiva: selva urbana na camisa camuflada, bermuda de pugilista e cultura pop no tênis patriótico.

Sempre há lugar para ternos bem cortados em nossa cultura. O cinza é democrático e o casaco transpassado volta com tudo e atesta o bom gosto de quem o veste.

Toque de cor na padronagem xadrez da gravata sob o terno de cor creme.

Terno com blazer? Pode sim, e vale ir além também nas cores, como nessa combinação de branco+laranja.

Usar o casaco de malha por cima do casaco de tweed pode ser um bom antídoto contra a mesmice.

Chapéu e manta de lã juntamente com terno e gravata. Porque não?

Senhor estiloso da cabeça aos pés. Combinação de bege+cinza+marinho+marrom nada monótona. Ponto para o senhor ciclista.

A vestimenta elegante e despojada dos italianos sempre foi a calça caqui + camisa listrada em azul e branco + blazer marinho. Nesse verão, parece que os italianos substituíram estes itens pela calça chino combinada com a camisa básica de algodão marinho e acessórios marrons.

Senhor ultrassimpático e seu tenro transpassado confeccionado em padronagem príncipe-de-gales com camisa xadrez  azul claro. Percebe-se uma predileção por ternos transpassados da parte dos italianos.

Calça com estampa em cores cítricas + camisa preta + sapatos pretos= equilíbrio ousado.

 

A calça estampada em tons de cinza claro usada com a pólo de algodão branca e mais o blazer marrom com corte e tecido casual não passam despercebidos. Quero essa calça para mim!

Uma camisa branca básica deixa qualquer visual mais alinhado, especialmente se esta vem para substituir a sua prima, a camiseta branca e básica. Óculos espelhados coloridos despontam no horizonte fashion há algum tempo. Fique de olho!

Influência dos anos 1970 nos cortes, nas cores e na estampa dessa roupa.

 

Blazer de algodão estampado + bermuda de linho + camisa branca + gravata slim com aspecto artesanal: visual inovador com ares retrô

Calça denin + camisa estilo cowboy em denin + chapéu panamá + óculos aviador= conforto básico caprichado

Um terno de verão combinado com uma camisa branca simples e sem gravata. Visual elegante e irresistível para  ser usado em uma sexta-feira casual. Arremate com acessórios marrons em camurça e com um óculos de aros redondos. Tomara que os brasileiros descubram logo que podem se vestir assim.

Os italianos sabem que o cinza claro é ótimo para o verão. Não suja tão facilmente quanto o branco e não esquenta como uma cor escura. Camisas de algodão com padronagens xadrez conferem mais informação ao visual, mas sem exagero. O azul é uma cor universal para os homens e novamente podemos ver os óculos com armação redonda dando as caras por aqui. Ponto para este homem, que inovou seu visual com acessórios masculinos no pescoço e braços e com uma bolsa masculina em nobuk bege.

Camisa verde com nervuras na gola + bermuda com estampa de lenço. Complementos: lenço estampado com motivos paisley no pescoço e óculos aviador.

 Mais um básico do verão italiano: camisa de algodão marinho + calça chino + bolsa masculina com padronagens geométricas. Charme ao máximo!

 

Para ver e se inspirar…

Pode ser aos poucos, viu? 😉

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.