Não falarei sobre coturnos, mas sobre abotinados estilosos desenvolvidos para nossos queridos amigos, pais, irmãos, namorados e maridos.
O modelo não é novidade, porém, com a democratização das informações de moda e o aumento do contingente de fábricas de calçados masculinos, tem aumentado também a oferta desse tipo de modelo.
Como embaixatriz autodeclarada do modelo é que crio esse post, visando convencer meus leitores a usarem esse calçado, o qual possui grandes chances de vir a ser um clássico do guarda-roupa masculino.
Há modelagens para todos os gostos:
O calçado é excelente opção para homens que, no momento de se vestir, buscam, acima de tudo, a praticidade.
As imagens e explicações abaixo talvez inspirem aqueles que ainda têm alguma dúvida quanto a usá-lo ou não.
O personagem e agente secreto James Bond, famoso por usar ternos bem cortados da famosa casa de alfaiataria inglesa Saville Row, calça abotinados.
Quer melhor exemplo que esse? James Bond sabe o que é bom! 🙂
O ator Daniel Craig também faz bonito quando está em sua própria pele, ao combinar abotinado estilo bogue cor camelo com jeans escura e cardigan cinza.
O abotinado pode ser um alento para aqueles que nunca sabem como combinar a cor das meias com a dos sapatos, porque seu cano esconde até o tornozelo e não as expõe nem mesmo ao sentar.
Mas, mesmo assim, explicarei aqui como combinar a cor das meias com a cor dos sapatos, afinal de contas é importante, e foi para isso que criei esse blog.
Anote aí!
Nunca, jamais, sob hipótese alguma, use meias brancas esportivas com sapatos e abotinados de couro. Reitero: não importa a cor do calçado, jamais! Essas meias devem restringir-se aos tênis.
Ao usar calças jeans – independentemente da cor e tonalidade -, a cor das meias deve acompanhar a dos sapatos e não a da calça. Sapatos marrons = meias marrons. Sapatos pretos = meias pretas.
A mesma lógica de combinação descrita acima deve ser observada ao uso de calças de tecidos como o veludo, a lã fria, a sarja e outros.
No caso de calças beges e sapatos marrons, pode-se tentar usar meias em um tom intermediário.
Regras para combinar a cor dos ternos, meias e sapatos:
Terno bege:
Sapatos marrons = meias marrons
Sapatos camelo (marrom-claros) = meias marrom-claras
Sapatos pretos = meias pretas
Terno preto:
Sapatos pretos = meias pretas
Terno azul-marinho:
Sapatos marrons = meias azul-marinho
Sapatos pretos = meias pretas
Terno cinza:
Sapatos marrons = meias cinza ou marrons
Sapatos pretos = meias pretas ou azul-marinho
Muitos homens não gostam de usar meias sintéticas, ideais para ternos e sapatos sociais. Nesse caso, indico, por serem mais confortáveis, aquelas confeccionadas em modal ou algodão de gramatura fina. O único porém é que podem desbotar com o tempo; quando isso acontecer, deverão ser aposentadas, dando lugar a novo par.
Que tal?
Imagens: reprodução.
Excelente post Ale. Já éramos fãs incondicionais dos abotinados. Agora então com todas as dicas….
Ótimo. Essas regrinhas deveriam servir de guia para muitas pessoas!!!
Parabéns!!!
Valeu, Marcelo e Giovana! Fico muito contente que vocês tenham gostado.
O abotinado é mais simples de usar que o sapato, e espero que com o tempo mais homens passem a usá-lo, pois é um calçado cheio de estilo!
Beijos!