Cansada do feijão com arroz de sempre?
Eu entendo. Há dias em que nada que está em nosso guarda-roupa nos agrada, e aqueles básicos que tantas outras vezes quebraram o maior galho já não nos parecem mais aqueles heróis de outrora.
Mas isso não é motivo para esmorecer. Sempre há maneiras de incrementar o visual sem mudar radicalmente de estilo, e, principalmente, sem gastar os tubos para atualizar a própria imagem.
Algumas das dicas deste post são tão simples que podem até ser usadas em conjunto.
1) Trench coat:
Sempre que puder use um trench coat. Se não possuir um, vale a pena investir em um modelo atemporal e de boa qualidade. É para o resto da vida!
A peça foi inventada por um inglês, mas nada é mais francês que usar um trench coat. C’est très chic!
Em tempo: o trench é tão versátil que a única peça com a qual não combina é o vestido de gala. 😉
2) Blazer:
Tenha ao menos um blazer de corte perfeito no armário. Ele será a cereja do bolo na sua combinação de calça jeans + camiseta branca, e também será o toque despojado que você busca ao combiná-lo com um vestido mais delicado.
O blazer ideal deve ser escolhido entre os modelos e cores que mais favorecem você.
3) Jeans boyfriend:
Muitas mulheres estão aderindo a esta peça que proporciona um visual tomboy.
Para aquelas que não desejam um visual muito masculino: basta apenas trocar o sapato de solado rasteiro por aquele scarpin ou sandália de salto altíssimo que você tem na sapateira.
Quanto mais cavado o modelo do calçado, mais feminina você ficará.
4) Misturar estampas:
As peças podem ser das mais simples, mas misturar estampas, automaticamente te transporta para um outro patamar de estilo, porque este ato demonstra ousadia e senso estético apurado.
Para misturar estampas com maestria atente para estas dicas simples:
– Cores neutras como preto, branco e azul marinho complementam tons vivos. Exemplo: blusa listrada p&b + saia de estampa étnica verde e vermelho;
– Procure misturar peças cujas estampas apresentam ao menos uma cor em comum. Exemplo: blusa de poá branco sobre fundo azul-marinho + calça com estampa de réptil branca e preta (aqui o branco é o ponto em comum);
– Misture padrões parecidos mas em cores diferentes. Exemplo: xadrez vermelho + xadrez azul, onça amarela + onça cinza, poá vermelho + poá preto…
5) Roupas com textura inusitada:
Para dar um twist ao seu visual básico, basta adicionar uma peça confeccionada em um tecido mais nobre na composição.
Pode ser uma calça, uma blusa ou um casaco, o importante é que seja de um tecido laminado, adamascado, brocado, bordado ou perfurado a laser.
6) Quebre regras:
Para quebrar regras é preciso conhecê-las. Essa é a única maneira de criamos um visual rebelde com coerência. 🙂
Dica fácil para fazer isso com segurança: combine um belo par de sneakers (sem salto, por favor) com aquela roupa que você normalmente usa com sapatos formais.
7) Sapatos masculinos inseridos em um look feminino e o contrário:
Nada vai mais contra o mainstream do que usar sapatos femininos com um sisudo e poderoso terno de linhas masculinas, e o contrário: oxfords, brogues, slippers, chelseas e coturnos usados com vestido – a peça mais feminina do nosso guarda-roupa!
8) Peça étnica:
Para estilizar um visual minimalista, arremate com alguma peça de influência étnica. Pode ser qualquer peça, mas precisa ter um visual importado de alguma cultura, tribo ou região do globo terrestre.
Bordada com linha, com aplicação de materiais, na técnica ikat, ou de alguma fibra exótica tramada, o que importa, é que a peça faça uma declaração muito particular do seu estilo.
É possível encontrar peças “étnicas” fabricadas em escala industrial, mas a grande verdade é que é muito mais interessante usar uma peça original e feita a mão.
9) Retrô bem misturado:
Quando for usar um ou dois artigos retrô ou vintage, misture-os com peças contemporâneas. Dessa maneira, seu visual não fica caricato.
10) Bijuterias exclusivas:
Feitas ou que pareçam feitas por nômades ou tribos étnicas. A verdade é que elas farão mais pelo seu estilo do que qualquer outra peça grifada que você tem ou venha a ter.
A lógica é a mesma das roupas étnicas: é possível encontrar peças fabricadas em escala industrial, mas o mais interessante é adquirir um peça original feita a mão.
11) Bolsa de mão:
Extremamente charmosa, pode ser carregada na mão ou embaixo do braço.
Há modelos de diversos tamanhos, materiais e cores, e assim como as roupas e os sapatos, também seguem tendências.
Escolha um modelo que se adeque a sua estatura. E não se esqueça de brincar com os estilos, porque quanto mais rebuscada for a bolsa, mais bossa ela acrescenta ao seu visual.
12) Óculos de sol:
Os óculos são, na maioria das vezes, a primeira coisa que alguém enxerga quando olha diretamente para o nosso rosto. Sendo assim, este é o primeiro item do seu visual que dirá algo a seu respeito.
Portanto, capriche na escolha dos óculos que atestarão o seu estilo!
13) Chapéu:
Eleja no mínimo um modelo para cada estação, e use-o sem medo com todas as suas roupas.
Chapéus deixam você com um quê aristocrático.
14) Acessórios para cabelo:
Mude sua aparência todos os dias sem precisar cortar e/ou pintar o cabelo.
Prenda-o de maneiras diferentes, use lenços, tiaras, fivelas, apliques de cabelo, crie turbantes… Faça o que der vontade, porque o cabelo é a moldura do rosto, e define estilo – muito mais do que qualquer outra coisa que vestirmos.
15) Batom:
Ouse nos lábios todos os dias com batons nos tons vermelho, pink, laranja e vinho. Nada levanta um look tão rapidamente.
Batom não é só complemento, em muitos casos é o protagonista, e concorre juntinho com os esmaltes na categoria “eu faço acontecer”!
Para colocar em prática já! 😉
Imagens: reprodução.