Como sempre faz nos meses de janeiro, desde 2000, a empresa Pantone* lançou luz à questão sobre qual será a cor do ano.
E para 2013 a resposta foi Emerald 17-5641.
O verde-esmeralda, segundo a Pantone, é uma cor viva, radiante e exuberante, com beleza e elegância capazes de aumentar a nossa sensação de bem-estar, equilíbrio e harmonia.
Mas como a Pantone faz para chegar a esse resultado? A resposta está no relatório que transcrevo parcialmente logo abaixo:
“A seleção da Cor do Ano é um processo muito bem pensado. Para chegar à essa seleção, a Pantone literalmente vasculha o mundo à procura de cores influentes. Isso inclui uma pesquisa na indústria do entretenimento e filmes que estão em produção, coleções de arte itinerantes, artistas do momento, destinos de viagens mais populares e as condições socioeconomicas do momento. As influências também podem surgir da tecnologia, de novas texturas e efeitos que as cores proporcionam, e até mesmo de eventos esportivos que captam a atenção mundial.”
Ou seja, não é uma escolha aleatória! 😉
Como nos outros anos, a empresa ainda explica as características da cor: “O verde esmeralda é mais frequentemente associado a brilhantes e pedras preciosas, e a percepção da cor é de algo sofisticado e luxuoso. Desde a antiguidade, esta tonalidade luminosa e magnífica tem sido associada a cor da beleza e da vida nova em muitas culturas e religiões. É também a cor da renovação, crescimento e prosperidade – nenhuma outra cor transmite regeneração mais do que verde. Por séculos, muitos países optaram pelo verde para representar a cura e a unidade. O verde é a cor mais abundante na natureza – o olho humano enxerga mais o verde do que qualquer outra cor, disse Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute®.”
Portanto, podem se preparar para uma explosão de verde-esmeralda nos segmentos da indústria, do design, da moda e da beleza.
Agora é só torcer para que as lojas ofereçam produtos nessa cor maravilhosa! 🙂
* A Pantone LLC é uma subsidiária integral da X-Rite Incorporated, e tem sido autoridade mundial no mundo das cores há quase 50 anos.